31 de mai de 2011

Baterias-iPod

Entenda alguns termos
"Duração da bateria" refere-se ao tempo de operação do iPod até que a bateria precise ser recarregada (às vezes referido como tempo de reprodução ou tempo de execução). "Vida útil da bateria" refere-se ao tempo de duração da bateria até que ela precise ser substituída.


Mantenha sempre o software atualizado.




Certifique-se de que o seu iPod tenha sempre o software mais recente, porque os engenheiros da Apple estão sempre encontrando novas formas de otimizar o desempenho da bateria. Por exemplo, os modelos anteriores de iPod sem conector de dock irão se beneficiar com a atualização 1.3 ou posterior. Com iTunes 7.4 ou posterior, você pode atualizar o seu iPod para uma versão mais nova do software. Coloque-o no dock ou conecte-o ao seu computador para que o iTunes avise se houver uma atualização disponível.

Use seu iPod regularmente

Para a manutenção adequada de uma bateria de íon de lítio, é importante colocar os elétrons em movimento de vez em quando. Para preservar o estado de carga ideal da bateria, execute um ciclo de carga pelo menos uma vez por mês. Se você não usa seu iPod com muita frequência, pode ser interessante colocar um lembreteno seu programa de agenda.

Hold e Pausa

Parece óbvio, mas seria interessante bloquear seu iPod quando ele não estiver sendo usado. Isso impede que os controles sejam ativados sem querer, consumindo energia desnecessariamente. Da mesma forma, se você não estiver usando seu iPod, dê uma pausa ou desligue-o pressionando o botão liga/desliga durante dois segundos.

Otimize as configurações

Há alguns recursos que consomem mais bateria do seu iPod. Se você não usá-los a bateria irá durar mais.


Wi-Fi: Wi-Fi consome energia mesmo quando não estiver sendo usado para conexão a uma rede. Desligue-o para economizar energia. Vá até Settings > General > Network > Wi-Fi.

Retroiluminação: Não configure a retroiluminação para "Always on" para economizar bateria. Use-a apenas quando absolutamente necessária.

Ajuste do brilho: Reduzir o brilho da tela é uma das melhores formas de aumentar a duração da bateria do seu iPod touch. Para ajustar o bilho, vá até Settings > Brightness e arraste a barra deslizante para a esquerda para reduzir o brilho padrão da tela. Ative "Auto-Brightness" para que a tela ajuste automaticamente o brilho de acordo com as condições de iluminação do ambiente. Vá até Settings > Brightness e selecione On em Auto-Brightness.

Equalizador: A adição de EQs na reprodução utilizará mais do processador do iPod porque eles não estão embutidos na música. Desative esse recurso se não for usá-lo. Mas se você colocou EQ nas trilhas do iTunes, precisará configurar EQ como “flat” para ter o mesmo efeito de desativado, porque o iPod não mexe nas configurações do iTunes.

Use menos aplicativos de terceiros: O uso prolongado de alguns aplicativos no iPod touch impede que a tela esmaeça ou desligue, reduzindo assim a duração da bateria.

Procure dados novos com menos frequência: Aplicativos do iPod touch como o Mail podem ser configurados para buscar dados remotamente em intervalos específicos de tempo. Quanto maior a frequência de busca de dados ou e-mail, mais rápido a bateria irá acabar. Para buscar dados novos manualmente, vá até Settings > Mail, Contacts, Calendars > Fetch New Data na tela de Início e dê um toque em Manually. Para aumentar o intervalo da busca, vá até Settings > Mail, Contacts, Calendars > Fetch New Data e dê um toque em Hourly. Observe que esse é um ajuste global, ou seja, será aplicado a todos os aplicativos não compatíveis com serviços de push.

Desative o push de mensagens: Se você tiver uma conta de push de mensagens no Yahoo!, MobileMe, ou Microsoft Exchange, por exemplo, desative o push quando não for necessário. Vá até Settings > Mail, Contacts, Calendars > Fetch New Data e selecione Off em Push. As mensagens enviadas para as suas contas de push de e-mail poderão ser recebidas no seu iPod touch, obedecendo à configuração global de Fetch e não sempre que chegarem.

Desative o push de notificações: Se você tiver apps instalados no iPod tpouch que faça push de notificações, poderá desativar esse recurso em alguns ou em todos os apps. Vá até Settings > Notifications e configure Off em Notifications para desativar o push das notificações. As configurações de push de notificação de cada aplicativo também aparecem aqui. Escolha o app desejado e selecione Off nas notificações desejadas.


Use melhor a memória

O iPod reproduz música a partir de uma memória cache de estado sólido para reprodução sem solvancos e aproveitar melhor a bateria. O iPod gira seu disco rígido, que consome energia, para abastecer essa memória. Há vários fatores envolvidos na frequência com que isso acontece e que podem ser evitados para prolongar a duração da bateria.
  • Limite o avanço rápido: Se você avança rapidamente pela lista de reprodução, o iPod precisa abastecer a memória com mais frequência, acessando mais vezes o disco e, consequentemente consumindo mais energia, o que reduz a duração da bateria. Crie listas otimizadas de reprodução no iTunes de acordo com o seu gosto pessoal para que não seja necessário usar o avanço rápido. Use a reprodução aleatória para que não precise do avanço rápido.
  • Use músicas compactadas: O cache do iPod trabalha melhor com arquivos de músicas de tamanho médio (menores que 9MB). Caso seus arquivos de áudio sejam maiores ou não estejam compactados (como os arquivos AIFF e WAV), é interessante que eles sejam compactados ou que você utilize um método diferente de compactação como AAC ou MP3 quando importá-los para o iTunes. Pense na possibilidade de dividir trilhas e grupos de músicas longos em grupos menores para diminuir o tamanho dos arquivos. Se você codificar suas músicas em 128 Kbps, seu iPod carregará o cache a cada 25 minutos aproximadamente.
Blog Apple


Nenhum comentário: