9 de jul. de 2011

Estados Unidos aprovam o uso do iPad por pilotos como ferramenta de voo em aviões comerciais


Pilotos de avião geralmente são obrigados a levar consigo quilos de manuais e documentos em papel que ajudam a navegação. Porém, desde que o iPad foi lançado, esta história vem mudando aos poucos.


As vantagens são inúmeras. Primeiro, a facilidade de acesso, pois com o profissional pode escolher na tela diretamente a informação que precisa, sem precisar ficar foleando documentos de papel até encontrar o que quer. Segundo, a questão do peso, pois são realmente muitos documentos que o iPad pode substituir, diminuindo muito a bagagem do piloto. Acredita-se que são cerca de 11kg que se deixa de levar a cada voo.
Esta semana, a FAA (Administração Federal de Aviação Americana) autorizou oficialmente o uso do tablet da Apple como substituto dos vários livros e mapas em papel, que agora podem ser acessados em formato digital com a ponta dos dedos, na tela do iPad.
A constante atualização dos documentos é outra grande vantagem, o que era mais difícil com os livros de papel. Eles possuem automaticamente todas as informações mais recentes, sem os pilotos precisarem se preocupar com isso.
A primeira empresa aérea a adotar esta solução foi a Alaska Airlines, que recebeu a aprovação da FAA ainda em maio deste ano. No Brasil, a Embraer já possui uma solução especialmente para a adoção do iPad pelos seus clientes: ela desenvolveu o aplicativo iPreFlight (por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos), que inclui diversas informações como limite de desempenho de pouso e decolagem, otimização do cálculo da carga paga disponível, combustível requerido para o voo, base de dados de todos os aeroportos, condições de tempo e várias outras. Realmente um verdadeiro co-piloto eletrônico.
O aplicativo foi aprovado pela ANAC, pela FAA e pela EASA (agência europeia de aviação) e por enquanto está disponível apenas para as aeronaves Phenom 100 e 300 na América do Norte. Porém, os planos são de oferecer o serviço para outras regiões até o final de 2011.

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